quinta-feira, 24 de julho de 2014

Os melhores alimentos para a gestante


E hoje eu fui pesquisar mais sobre a alimentação saudável na gestação.
O desenvolvimento do bebê está de vento em popa. Pra se ter uma ideia, a cada minuto 100 mil neurônios surgem no pequeno. É bastante coisa, né? 
Por isso, é necessário ter uma alimentação equilibrada, com nutrientes ricos para garantir um desenvolvimento saudável ao bebê.

Vamos ver alguns alimentos que são essenciais para essa fase:

1. Ovos
O ovo contém 12 vitaminas e uma boa quantidade de proteínas, o que é imprescindível para a intensa produção de células que acontecem no corpinho do bebê.
Eu confesso que estava receosa quanto ao consumo de ovos, devido ao colesterol e blá blá blá. Mas depois que pesquisei, vi a opinião de vários médicos, conclui que DEVO comer ovos.
Os ovos contém uma substância chamada colina, um nutriente que garante a saúde cerebral do bebê e ajuda a prevenir problemas no tubo neural.
Ou seja. ovos hoje, ovos amanhã, ovos sempre...rsrs
Lembrando que, deve-se cozinhar muuuuito bem os ovos, para evitar a transmissão de salmonela, que pode causar abortos e partos prematuros.
Fica a dica !!

2. Sardinha
Acho que comentei que bem no comecinho tive vontade de comer sardinha, né? Olha que coisa ! É um dos alimentos super importantes para a grávida.
Outro dia, assistindo uma palestra de uma médica do Albert Einstein, ela dizia que a gestante, instintivamente, escolhe os melhores alimentos para o seu bebê e essas escolhas geralmente vêm na forma de desejos. Realmente, é incrível !!
A sardinha contém proteínas, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas A, B, D, E e K.
Sem contar que é super baratinha nas feiras e peixarias, né?
Só que...o ideal é prepará-las cozidas ou assadas. Pois fritas perdem muitos nutrientes.
E sardinha enlatada nem pensar !! Os conservantes e os índices de sódio são altíssimos, o que pode elevar a pressão arterial.

3. Feijão
Eis um problema. Estou enjoadíssima de feijão. Sério !
É uma pena porque o feijão é um alimento muito rico nutricionalmente, fonte de proteínas, cálcio, ferro, magnésio, zinco, vitaminas do complexo B, carboidratos e fibras.
O negócio é tão sério que, quando vou cozinhar feijão, preciso sair de casa até terminar. Meu marido quem tempera, não suporto sentir o cheiro do feijão.
Espero que isso passe. Porque na gestação da Gi eu enjoei de pão os 9 meses. Só consegui comer pão no café da manhã da maternidade, um dia depois que ela nasceu.

4. Pão Integral
Aí tá tranquilo ! Como todos os dias e adoro !!
O pão integral contém todos os nutrientes do pão branco, porém os benefícios são mais significativos pois as quantidades desses nutrientes, no pão integral, são maiores.
Porém, não se deve ultrapassar 4 fatias diárias, hein?

5. Aveia
A aveia auxilia o sistema imunológico a se manter ativo. Isso é excelente pois na gestação há uma baixa natural na imunidade da mulher. E ficamos mais propensas a infecções e outras doenças.
Recomenda-se 20 a 30 gramas ao dia (uma colher de sopa tem em média 20 gramas). E, claro, o farelo de aveia é a forma mais nutritiva do alimento.

6. Iogurte
Eu adoro, eu me amarro !!! rsrs
Os melhores são os iogurtes com baixo teor de gordura, por motivos óbvios.
Porém, os lights e diets devem ser evitados por usarem adoçantes na sua composição. E, embora não haja um consenso sobre o uso de adoçantes na gestação, é melhor evitar pelo sim, pelo não, né?
Os dois principais nutrientes do iogurte são proteínas e cálcio: importante para a formação de células e ossos do neném.
Além disso, as bactérias presentes no iogurte ajudam no equilíbrio da flora intestinal.

7. Patinho (carne bovina magra)
Por conter grande quantidade de ferro, é a carne ideal para a gestante para evitar a anemia, doença comum na gestação que causa mal estar e cansaço.
O patinho é uma carne que tem proteínas de alto valor biológico para o crescimento saudável de músculos, órgãos e todos os tecidos em formação do bebê.
Como esperado, a melhor maneira de preparar é cozida ou assada para preservar seus nutrientes.

8. Laranja
Bom, eu tomo um copo de suco de laranja todos os dias. Foi a primeira recomendação do obstetra. Como sabemos, a laranja contém grande quantidade de vitamina C, cálcio, ferro, fósforo, vitamina A, fibras.
Obviamente, devemos preferir o suco natural. Os de caixinha, nem pensar.

Tirando o feijão, acho que estou me alimentando da maneira correta. 
Alimentos ricos em Ômega 3 também são importantes nessa fase para o desenvolvimento cerebral do bebê. 
Sem hipocrisia (porque detesto mentira e passar aquilo que não sou), eu como doce quando sinto vontade. Ontem mesmo comi um chocolate. 
Pretendo me alimentar bem durante a gestação. Mas virar uma neurótica...tsc tsc. 
Gravidez é momento de alegria, de festa. Não vou me empanturrar de brigadeiro e pizza pois isso acarretaria muito problemas como diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, entre outros. Colocando em risco a minha vida e a vida do meu bebê.
Mas, grávida que é grávida faz extravagância vez ou outra.
Lembro que na gestação da Gi, eu devia estar com uns 8 meses, senti vontade de comer um bolo prestígio da minha mãe. Tinha que ser o da minha mãe. Outro não servia.
Ela fez e deixou na geladeira. Pra ficar bem molhadinho e gelado pro dia seguinte.
Na madrugada...Hahahaha ! Fui ao banheiro e abri a geladeira pra beber água. Adorava beber água gelada de madrugada. Doida, né? Quando, de repente, me deparo com o bolo.
Parecia o encontro da Dona Florinda com o Professor Girafales. Quase tocou a musiquinha: "Bolo Prestígio, o senhor por aqui?"
Ah, mas eu comi uns 3 pedaços, viu? 
Resultado: passei mal a madrugada toda, dormi sentada e no dia seguinte fiquei a base de alimentos leves.
Eu acho que na gestação acabamos nos comportando como crianças às vezes....rs. Porque quem, em sã consciência, faria isso?
O importante é saber diferenciar vontade de gula. Porque, convenhamos, tem grávida que aproveita o momento pra comer até as paredes com a desculpa de "não posso passar vontade". O fator psicológico contribui muito. Passada a fase dos enjoos, tudo parece muito apetitoso. Mas aí entra a nossa inteligência para selecionar o que é melhor para nós.

Bye !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário