terça-feira, 8 de julho de 2014

Os bebês e a música

Há alguns dias decidi pesquisar sobre como as músicas ouvidas durante a gestação podem influenciar um bebê ainda no ventre.
Não me aprofundei muito nisso mas, pelo que pude perceber, não existem comprovações científicas que ouvir Mozart ou Beethoven possam fazer seu bebê mais ou menos inteligente. Enfim...

O fato é que os bebês podem ouvir sons externos. A partir da sétima semana. E a audição vai ficando cada vez mais apurada com o passar dos meses.
Sobre estudos não sei...o que sei é o que vivi e ouvi de pessoas próximas.
Me lembrei que quando minha irmã estava grávida da minha sobrinha ela sempre ouvia uma música da J-Lo que estava no auge na época (All I Have).
Ouvíamos muito e cantávamos bem alto sempre. Não por haver algum significado mas porque gostávamos muito. O clipe é lindo também.
Um belo dia, depois que minha sobrinha nasceu, estávamos ouvindo rádio e a música tocou. Os olhinhos dela "procuravam" a música. Ela ficou quietinha ouvindo, prestando atenção. O maior barato. A gente pensa que ela reconheceu.

Me lembro também de um relato de uma professora de educação infantil cristã, a querida irmã Linda. Tive vários cursos com ela sobre ministração infantil e, em um deles, ela contou que sempre cantava um hino durante a gestação e quando o bebê era pequeno. Um dia seu filho ,já homem, ouviu o hino e se emocionou muito. Foi até a mãe e disse: "Mãe, é a primeira vez que ouço esse hino, nunca tinha ouvido mas ele me toca de maneira profunda, como se já tivesse vivo algo muito precioso."
Então, ela explicou a ele a história do hino. 
Aquela história me tocou muito. Fiquei realmente surpresa.

O que um bebê ouve desde o útero (minha opinião) é muito importante. Eu creio que deve-se tomar muito cuidado com o que se diz e com o que se ouve na gestação.
Aqui em casa todos estão tendo muito cuidado. Depois que informei que o bebê já pode ouvir só ouço: "Cuidado ! O bebê está ouvindo !"
Tanto meu marido como a Gi falam isso o tempo todo. É até engraçado.

Tenho ouvido muitas músicas infantis e música clássica para crianças.
Me faz bem, me acalma e acredito que o bebê sente isso.
Somos mães no momento que pegamos o resultado positivo. Não nos tornamos mães depois que o bebê nasce. E acho que esse cuidado, ainda na gestação, é muito importante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário